Retorno às aulas presenciais para a Graduação (ESPM-SP)

16/07/21

Olá!

Sabe aquele cronograma sobre a volta das aulas presenciais que havíamos compartilhado com você há algumas semanas? Então, ele foi alterado, e essa é uma ótima notícia!

O Governo do Estado de São Paulo liberou o ensino superior para retomar as aulas presenciais em agosto. Para você, isso significa que as aulas retornam no dia 02 de agosto em formato on-line e passam para o modelo híbrido a partir do dia 09 de agosto.

A gente sabe que essa é uma mudança muito importante e que você precisará se organizar com antecedência, ainda mais se estiver morando ou passando este momento em outra cidade. Mas não se preocupe, nós vamos explicar agora como vai funcionar:

  • O retorno será parcial, gradativo e voluntário. Se, neste momento, você se sentir mais confortável em continuar suas aulas 100% online, está tudo bem. Você continuará tendo os créditos acadêmicos necessários para a sua formação com as aulas ao vivo. Estaremos preparados para atender tanto quem optar pelo online quanto quem preferir o presencial.
  • A grade horária para 2021.2 acontecerá com disciplinas que seguirão 100% online de forma síncrona e outras ofertadas presencialmente com transmissão simultânea pelo Zoom.
  • As presenças continuarão sendo computadas pelos professores durante as aulas. Então, lembre-se de que você precisará estar na sala de aula ou conectado pelo Zoom para não levar falta!
  • De acordo com o decreto aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, todas as instituições de ensino devem limitar a quantidade de pessoas em suas instalações para até 60% da capacidade máxima, porém, pensando na segurança de todos, durante o mês de agosto, vamos funcionar com menos do que o permitido.
  • Isso significa que, ao longo deste semestre, você precisará agendar a sua participação nas aulas presenciais para garantir a sua entrada na ESPM.
  • A sua agenda de disciplinas híbridas estará disponível no sistema de agendamento do Portal do Aluno antes do início das aulas. Em breve, enviaremos informações detalhadas sobre como utilizar o sistema e realizar o agendamento para as aulas híbridas.
  • Por segurança, neste período de transição, os espaços de convivência (inclusive a quadra) permanecerão fechados e não será permitido permanecer no campus sem ter uma atividade programada. 
  • As áreas de atendimento ao estudante voltarão a ter expediente presencial com novos horários e protocolos. Em breve, divulgaremos os detalhes sobre quais serviços serão retomados.
  • Todos os protocolos de prevenção à covid-19 serão seguidos.Será obrigatório o uso de máscara durante a permanência no campus e haverá aferição de temperatura nas catracas, sinalização nas salas para o respeito ao distanciamento físico de 1,5 metro e totens de álcool em gel para a higienização das mãos.

Ao longo das próximas semanas, entraremos em contato com você para informar os detalhes de todas as etapas desse retorno às atividades presenciais. Fique de olho em seu e-mail acadêmico e no Portal do Aluno. Qualquer dúvida, você pode nos chamar também pelo Whatsapp 0800 607 3777, pelo e-mail relacionamentosp@espm.br ou pelo telefone (11) 5085 4600.

Se quiser saber mais sobre a autorização do Governo do Estado de São Paulo, leia aqui o Decreto nº 65.849, na íntegra.

Estamos preparados para o retorno e desejamos que você e sua família permaneçam em segurança.

Sabemos que este um ano e meio foi duro, nenhum de nós estava preparado para essa situação, mas procuramos agir rapidamente em várias frentes para preservar nossa comunidade e a excelência da Instituição. O retorno parcial, a partir de agosto, é um primeiro passo para recuperarmos nossa autonomia. Contudo, é preciso admitir que estamos no meio do caminho e que ainda temos um percurso pela frente.

Finalizamos, portanto, agradecendo a todos que mantiveram sua confiança na ESPM. Temos certeza de que sairemos mais fortes desta situação.

Nos vemos, em agosto, aqui em nosso campus!

ESPM